Dom Francisco: Quero guardar tudo na cátedra do coração.

Às vésperas da conclusão do seu ministério pastoral na Diocese de Petrolina, na condição de Administrador Apostólico, Dom Francisco Canindé Palhano presidiu a Santa Missa votiva ao Imaculado Coração de Maria, em ação de graças pelo seu episcopado na “Capital do Sertão”, na noite desta terça-feira, 25 de junho.

Na Celebração Eucarística, marcada pela presença de membros do clero, de Congregações religiosas, dos colégios católicos, de grupos, movimentos, pastorais e associações, Dom Francisco recordou, na homilia, a sua trajetória eclesial desde a sua entrada no Seminário, aos 11 anos de idade, até o seu episcopado em Petrolina, iniciado em 3 de março de 2018.

Com emoção, fez menção a sua família, recordando sua mãe, que aos 98 anos, mesmo na enfermidade, continua a rezar por sua vocação. Agradeceu aos “Cirineus” que o ajudaram no seu ministério – sacerdotes, religiosos e leigos presentes nas duas Dioceses que pastoreou.

Ressaltou que “a luta pela evangelização nesta Igreja sinodal deve continuar”, destacando “que a nossa missão é levar a Boa Nova do Evangelho, semeando a sua alegria”. Agradeceu a Dom Frei Paulo Cardoso, Bispo emérito de Petrolina presente na Celebração, que acompanhou Dom Francisco durante todo o seu pastoreio.

Após a homilia, Dom Francisco conferiu o ministério de Leitor ao seminarista Fabiano Rodrigues, e o ministério de Acólito aos seminaristas Emerson Sávio e Emerson Souza.

Na ocasião, representação do clero, da rádio Rural FM, da CRB, do Colégio Diocesano Dom Bosco, e de grupos, movimentos, pastorais, associações e Novas Comunidades fizeram leitura de mensagens e oferta de presentes a Dom Francisco, como sinal de comunhão com o 8º Bispo de Petrolina.

Assista ao vídeo: