Dom Antonio, na sua primeira homilia: “Prometo amar Petrolina.”

A Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei e a Concha Acústica ficaram lotadas para acompanhar a Santa Missa com Rito de Posse Canônica de Dom Antonio Carlos Cruz Santos como 9º Bispo de Petrolina, no início da noite do sábado, 29 de junho, na Solenidade de São Pedro e São Paulo.

Após o ingresso da procissão de entrada no belíssimo “Poema de pedra”, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, Dom Francisco Canindé Palhano, na função de Administrador Apostólico, deu início à Santa Missa. Em seguida, o Chanceler do Bispado, Padre Jason Bedor Jardim Júnior, fez a apresentação e a leitura da Bula Pontifícia de nomeação. Dom Antonio Carlos recebeu as insígnias episcopais de Dom Antonio Maria Malan das mãos de Dom Paulo Cardoso da Silva, Bispo emérito de Petrolina, e, em seguida, o báculo pastoral do primeiro Bispo de Petrolina foi entregue por Dom Francisco Canindé Palhano.

Na homilia, Dom Antonio Carlos refletiu sobre a liturgia da Solenidade de São Pedro e São Paulo, destacando a unidade na diversidade que marcou o ministério das duas colunas da Igreja. Ressaltou que “é preciso falar de Deus, a partir das obras de amor”. “Na homilia, Dom Antonio Carlos refletiu sobre a liturgia da Solenidade de São Pedro e São Paulo, destacando a unidade na diversidade que marcou o ministério das duas colunas da Igreja. Ressaltou que “é preciso falar de Deus, a partir das obras de amor”. Continuando, afirmou que “não somos justificados pelas nossas obras ou pelos nossos esforços, mas pela graça do Senhor, que toma a iniciativa.”

Dom Antonio uma menção respeitosa a Dom Paulo Cardoso, conhecido como grande missionário, presente na celebração; de Dom Manoel dos Reis de Farias, considerou sua humildade e simplicidade; e a Dom Francisco, agradeceu a solicitude e os esforços realizados para a sua acolhida, desde o dia que os dois receberam a notícia da aceitação da renúncia e da nomeação através do Núncio Apostólico. Concluiu sua homilia com uma Oração de Consagração ao Sagrado Coração de Jesus inspirada em São João Eudes, rezada com toda a assembleia.

TRANSMISSÃO DA MISSA: